Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ULTRASSOM MORFOLÓGICA E DOPPLER OBSTÉTRICO




Têm por objetivo identificar anomalias no bebê:


Ultrassonografia morfológica do primeiro trimestre:

Seu principal objetivo é o rastreamento de anomalias genéticas. O exame pode ser realizado entre 11 e 14 semanas, preferencialmente entre 12 e 13 semanas de gestação e inclui o estudo da anatomia fetal, a medida da translucência nucal, a avaliação da presença do osso nasal e do fluxo de sangue através do ducto venoso. A sensibilidade para detecção da Síndrome de Down é de aproximadamente 90%. Com o recente avanço dos equipamentos de Ultrassonografia, aproximadamente 60% das malformações fetais podem ser detectadas nesta fase.


Ultrassonografia morfológica do segundo trimestre:

O exame é realizado a partir de 18 semanas de gestação (idealmente entre 22 e 24 semanas) e inclui o estudo detalhado da anatomia, do crescimento e de marcadores de risco fetal (características da anatomia fetal que indicam maior risco de o bebê ser portador de anomalia genética). Nesta fase, é possível identificar aproximadamente 80% das anormalidades fetais.


Doppler Obstétrico:

Identifica mulheres com maior risco de desenvolver hipertensão arterial ou restrição do crescimento fetal por meio da medida do fluxo de sangue que passa pelas artérias que irrigam o útero/placenta. Este exame é habitualmente realizado através do abdome da mãe.
Avalia a vitalidade fetal por meio da análise do fluxo de sangue nas artérias uterinas, umbilicais, cerebral média e ducto venoso (quando necessário). Em fetos cujo crescimento está comprometido, o exame ajuda a estabelecer o melhor momento para a interrupção da gestação. Esse exame pode ser realizado durante toda a gestação.


Fonte: Hospital Albert Einstein (SP)
 

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ULTRASSONS MAIS SOLICITADOS NA GRAVIDEZ

- Ultrassom entre 5 e 7 semanas : para diagnóstico da gestação e avaliação do embrião e saco gestacional.

- Ultrassom entre 11 e 13 semanas , para avaliação da Translucência Nucal e osso nasal. Este é um exame muito importante de ser feito, pois avalia se o bebê pode ser portador de alguma síndrome. Caso ele dê alguma alteração, solicitam-se outros exames para definição diagnóstica.

- Ultrassom com 17 semanas: momento da descoberta da identidade do bebê! O tão esperado momento para os pais ansiosos saberem se é menino ou menina.

- Ultrassom entre 20 a 24 semanas: esta é a época da Ultrassonografia Morfológica; onde visualizamos a formação dos órgãos do bebê, de seus ossinhos, avaliamos o fluxo de sangue que passa para ele através dos vasos do cordão umbilical, enfim, vemos com detalhes todas as características do feto.

- Ultrassom com 32 semanas: neste exame já podemos ver o rostinho do seu bebê e com quem ele se parece, e também avaliar o seu crescimento e aspectos gerais do líquido amniótico, placenta e outros. Podemos avaliar com cuidado se neste exame aos 7 meses, o feto está bem e com condições de chegar aos 9 meses sem intercorrências.

- Ultrassom entre 37 a 39 semanas: este é o último exame antes do parto e é muito importante pois revela a posição do bebê no útero, se ele terá uma chance de nascer por parto normal, caso esteja na apresentação cefálica (de cabecinha para baixo). Também avaliamos o amadurecimento da placenta , qual o período que o bebê vai nascer, seu peso e também uma noção do tipo de parto recomendado.